Nota de apoio aos trabalhadores do IBGE
- ASSAN 2025
- 28 de nov.
- 1 min de leitura
A Associação dos Servidores do Arquivo Nacional - Assan, manifesta seu apoio aos trabalhadores do IBGE, em especial aos servidores da Gerência de Biblioteca, Informação e Memória (GEBIM) e da Gerência de Sistematização de Conteúdos Informacionais (GECOI) que, em nota encaminhada pelo ASSIBGE-SN, denunciaram os riscos à preservação do acervo histórico e científico da entidade com a decisão de transferência do local de guarda para espaço no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro.
A solicitação de esclarecimentos da bibliotecária Catarina Félix dos Santos Soares, titular da GEBIM, apontando os riscos envolvidos nessa movimentação e seu posicionamento em defesa da proteção e acesso ao acervo, foi respondida com a exoneração da servidora do cargo que ocupava. Esta estratégia de substituição de chefias por servidores ingressados recentemente no órgão, recorrente em várias instituições, reafirma o autoritarismo de gestores, enfraquecendo o perfil estratégico do IBGE.
Os servidores do IBGE vêm enfrentando uma série de ataques contra sua missão institucional na gestão de Marcio Pochmann, como o projeto de criação de uma Fundação Pública de Direito Privado, a “IBGE+”, que foi suspenso, e a mais recente proposta de alteração de estatuto. Ao contrário do que se espera de um governo pautado por valores democráticos, no IBGE, como ocorre em outros órgãos e entidades federais, temos observado gestões pouco comprometidas com o diálogo.
São os servidores públicos que garantem a prestação dos serviços públicos e protegem o interesse público, à despeito dos diferentes governos e direções. A ASSAN manifesta publicamente seu apoio aos trabalhadores do IBGE, colocando-se contra a exoneração da servidora Catarina Félix dos Santos Soares e exigindo abertura de diálogo.

Comentários